AVALIAÇÃO EM TEMPO REAL DA SUSTENTABILIDADE DOS PROCESSOS DE USINAGEM

Objetivo: desenvolvimento de indicadores para a avaliação da
sustentabilidade dos processos de usinagem, bem como a proposição de técnicas que possibilitem a avaliação, em tempo real, da sustentabilidade de um dado processo de usinagem.

Escopo: Modelagem digital e monitoramento de processos de usinagem. Por meio do monitoramento do comportamento do processo será possível atualizar o seu modelo digital criando-se gêmeo digital. O desempenho do gêmeo digital poderá ser computado e, dessa forma, o comportamento real do processo físico pode ser estimado. Um, ou mais indicadores de desempenho, poderão ser utilizados para aferição da sustentabilidade da usinagem em um dado chão de fábrica ou para fins de comparação com outras empresas.

Obs.: Oficialmente, esse projeto teve início em 2024, mas tem como base resultados de outros projetos já desenvolvidos, ou em desenvolvimento, aqui no Laboratório de Usinagem, conforme resultados listados abaixo.

RESULTADOS JÁ OBTIDOS:

Link do TrabalhoDescrição
DissertaçãoMONITORAMENTO DA CONDIÇÃO DE UMA BROCA ESCALONADA
NO PROCESSO DE FURAÇÃO UTILIZANDO ANÁLISE DE SINAIS,
AQUISIÇÃO DE IMAGENS E REDES NEURAIS
” – Dissertação defendida por Henry Scharf no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Manufatura em 2021.
DissertaçãoAVALIAÇÃO EM TEMPO REAL DA EFETIVIDADE GLOBAL DE UMA LINHA DE USINAGEM DO TIPO TRANSFER” – Dissertação defendida por Vinicius Mehl no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Manufatura em 2022.
DissertaçãoESTUDO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NA FURAÇÃO COM BROCA ESCALONADA” – Dissertação defendida por Geovane Alves no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Manufatura em 2022.
DissertaçãoINTERPRETAÇÃO DOS DIALETOS RS274-D E EXTRAÇÃO DOS DADOS
TEMPORAIS DA USINAGEM EM MÁQUINAS CNC
” – Dissertação defendida por Francisco Taborda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Manufatura em 2022.
TCCANÁLISE DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM PROCESSOS DE
USINAGEM – COMPARAÇÃO DE TEMPO E POTÊNCIA ENTRE
TORNO CONVENCIONAL E CNC
” – Trabalho realizado por Bruno Matumoto no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UFPR – ano 2016
ArtigoANÁLISE DAS PERDAS DE ENERGIA NO PROCESSO DE
TORNEAMENTO CONVENCIONAL
” – Trabalho apresentado no 9º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF 2017)
ArtigoA new embedded vision system for monitoring tool conditions in production lines using a combination of direct and indirect methods” – Artigo publicado no Journal of Manufacturing Processes em 2023.
Artigo A methodology to assess energy efficiency of conventional lathes” – Artigo publicado na revista Energy Efficiency
ArtigoTranspilation from NC files to canonical machining functions” – Trabalho apresentado no 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica (COBEM 2021)
Capitulo de LivroEFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO PROCESSO DE FURAÇÃO – UMA REVISÃO” – capítulo publicado no livro Engenharia: a máquina que constrói o futuro
Capitulo de LivroADAPTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS TIPO “TRANSFER”?” PARA CONECTIVIDADE NA DIREÇÃO DE UM AMBIENTE DE MANUFATURA 4.0” – capítulo publicado no livro Coletânea Especial de Engenharia de Produção